Igrejinha, 25 de Janeiro de 2021.
Indicação N.º 100/2021Proponente: Ver.ª Diana Natali Spohr

Excelentíssimo Senhor
Vereador Willian da Silva Procksch
Presidente da Câmara de Vereadores

   

A Vereadora DIANA NATALI SPOHR, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que acrescente  a disciplina de Inglês nas series iniciais das escolas municipais do município. A sugestão é que o município através da Secretaria de Educação inclua  a disciplina na grade curricular dos anos iniciais.

JUSTIFICATIVA: A demanda pelo ensino do inglês nas escolas tem crescido bastante, sobretudo, nos últimos anos e devido aos avanços tecnológicos que diminuíram distâncias. Com isso, a busca por uma educação da língua inglesa de qualidade aumentou muito, por parte de pais e responsáveis que almejam melhor preparar os filhos para o futuro.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento norteador do processo de ensino-aprendizagem. A BNCC é instituído o que os alunos devem aprender desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Na sua última versão, homologada pelo Ministério da Educação em 2017, consta que o ensino do inglês se torna obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Contudo, isso não quer dizer que a escola não pode iniciar o processo mais cedo, muito pelo contrário.

Na verdade, existem muitos benefícios no aprendizado do inglês durante a infância. Apesar de ser biologicamente possível aprender uma nova língua em qualquer idade, as crianças possuem uma maior facilidade. O motivo disso envolve uma melhor plasticidade do cérebro e, também, uma pré-disposição para o desenvolvimento de novas habilidades e aquisição de conhecimento. Além disso, o aparelho fonador delas está em formação, o que reflete em uma capacidade em reproduzir qualquer som e distinguir fonemas, proporcionando uma pronúncia mais próxima à nativa.

O ensino de inglês na Educação Infantil traz inúmeros benefícios para os alunos, como o aumento da concentração em uma atividade, a estimulação do raciocino e das funções cognitivas. Além de melhorar a criatividade, concentração e autoestima. Todo esse processo pode contribuir muito no futuro do estudante, abrindo portas para intercâmbios, viagens e até mesmo no mercado de trabalho.

Dessa forma, apesar de ser obrigatório o ensino do inglês apenas em tal etapa escolar, quanto mais cedo o aluno tiver contato com o inglês, melhor será seu desenvolvimento no idioma. Levando isso em consideração, a escola, ao fornecer o ensino do inglês nos anos iniciais, está possibilitando uma formação mais aprofundada dos estudantes com o idioma. Isso de fato traz resultados práticos para a vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissional, além da sua inserção na sociedade global.

  

Documento publicado digitalmente por MAICON TAVARES em 25/01/2021 às 15:45:42.
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