Igrejinha, 21 de Setembro de 2020.
Indicação N.º 854/2020Proponente: Ver. Juliano Muller de Oliveira

Excelentíssimo Senhor
Vereador Carlinhos Michaelsen
Presidente da Câmara de Vereadores

   

O Vereador JULIANO MULLER DE OLIVEIRA, infra-firmado, mui respeitosamente e nos termos regimentais, vem à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado ao Executivo o que segue:

INDICAÇÃO

Em que sugere ao Executivo Municipal que estude a possibilidade de criar ações públicas em Igrejinha que visam instituir um “NOVO PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA” que deverá promover um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental, viabilizando acesso informações e conhecimentos de botânica, em especial sobre as árvores de nossa cidade. Sugere ainda, que sejam integradas estas ações municipais, com o Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (Ceaak), serviço público municipal que já desenvolve inúmeras ações em relação a preservação e o conhecimento.


JUSTIFICATIVA: Frente ao comemoração ao Dia da Árvore, que ocorre no dia 21 de setembro, apresentamos como indicação o projeto (Re)Arborização Urbana de Igrejinha, visando promover um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental. Sugerimos através desta indicação, que estas ações além de ensinar sobre as espécies que compõem a arborização urbana de Igrejinha, sejam oportunidade para dialogar com jovens e estudantes de Igrejinha. Além disso, sugerimos utilizar uma nova tecnologia de identificação das árvores ao alcance de todos, através do uso do QRCODE (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site). Tais ações podem portanto integrar um programa de (RE)ARBORIZAÇÃO URBANA de IGREJINHA, promovendo um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental, que permitirá, ao longo deste ano, efetivar em nossa cidade conceitos de sustentabilidade ambiental por meio de suas inter-relações com o ecossistema urbano, bem como estabelecer ações de envolvimento da comunidade por meio da educação ambiental com as escolas.  Além disso, podem integrar estas ações municipais o Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff (Ceaak), serviço público municipal que já desenvolve inúmeras ações em relação a preservação e o conhecimento.

   

Documento publicado digitalmente por MAICON TAVARES em 21/09/2020 às 13:29:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3cc5f53cbf5eda57bfcdf5e209e9bb34.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 27243.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
JULIANO MULLER DE OLIVEIRA:77950089091 em 21/09/2020 13:31:08