#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0038
PROCESSO : Projeto de Lei n.º 060/2018
PROPONENTE : Executivo Municipal

"Orça a Receita e fixa a Despesa do Município de Igrejinha, para o exercício de 2019."

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

 

PARECER N° 116/2018

MATÉRIA: Projeto de Lei nº 060/2018

AUTORIA: Poder Executivo

EMENTA: Orça a Receita e fixa a Despesa do Município de Igrejinha para o exercício de 2019

Por meio deste projeto de lei, o Poder Executivo traz a de Orçamento Anual para apreciação e discussão, no período de aplicação 2019.

Assim, o Projeto de Lei encontra-se nesta comissão, em atendimento ao artigo 70, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, estando, portanto, sob a responsabilidade desta Relatoria, para que seja exarado o parecer sobre a legalidade, constitucionalidade e juridicidade. Além disto, ele passa por esta comissão pelo infere o artigo 198, do Regimento Interno

O projeto em questão, baseado no Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentária estabelece os recursos financeiros e a forma que os mesmos serão empregados em 2019.

Verifica-se, outrossim, que a iniciativa de projeto desta natureza é privativa do Chefe do Poder Executivo, conforme se observa na análise conjunta do artigo 165, III da CF e artigo 98, III da Lei Orgânica do Município de Igrejinha, além do artigo 46, V da mesma Lei Orgânica e 66, XV.

Art. 98 – Leis de iniciativa do Poder Executivo Municipal estabelecem:

III – os orçamentos anuais

Pela legislação vigente, fica claro que o Executivo tem a legalidade de propor o presente Projeto de Lei.

O Projeto teve seu tramite conforme a Legislação determina nesta Casa, conforme artigo 198 a 200 do Regimento Interno, estando em tempo hábil a seguir seu tramite.

Deste modo, após a análise realizada, não foram encontradas quaisquer óbices quanto aos aspectos de competência desta comissão, bem como, quanto à tramitação da proposição.

O projeto também foi analisado pelo assessor jurídico, que apresentou parecer favorável quanto a sua legalidade e constitucionalidade.

Considerando, portanto, o atendimento dos fundamentos legais, formais, regimentais e constitucionais, esta Relatoria resolve exarar Parecer de forma FAVORÁVEL À TRAMITAÇÃO do presente Projeto de Lei do Executivo.

Este é o parecer, salvo melhor juízo.

          Sala de Reuniões, 08 de novembro de 2018.

Vereador CLÓVIS WERB
Presidente

 Vereador NEIMAR LUIZ PARREIRA

Relator

Vereador CARLINHOS MICHAELSEN

                                                                         Secretário                       



Documento publicado digitalmente por DOUGLAS LUIS RHEINHEIMER em 13/11/2018 às 16:33:22. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e66b53a96e4125724f67af13894e8747.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.cmigrejinha.com.br/autenticidade, mediante código 10533.